Nascimento de uma cidade
Criando uma vila, cidade ou povoado
Vamos agora falar um pouco sobre como
criar vilarejos, cidades ou qualquer tipo de povoado. O que iremos lhe
apresentar se baseia nas teorias de um Geógrafo Francês, Vidal de La
Blache, que vivenciou a fase 'Clássica' da Geografia, baseada em teorias
naturalistas as quais viriam a ser abandonadas ao final da Segunda
Guerra Mundial.
Elaborada em fins do século XIX, após a Guerra Franco-Prussiana, o que
nos interessa nela é o fato de que considera que toda uma cultura será
influenciada pela natureza ou seja, seu modo de vida estará relacionado
ao que o meio ambiente lhe prover. Chamada de "Gênero de Vida", esta
teoria se aplica perfeitamente aos cenários de baixo nível tecnológico
ou de fantasia
Um mundo novo:
O primeiro passo antes iniciarmos a criação de vilas e povoados é
pensarmos a geografia do nosso cenário: o tipo de relevo, vegetação,
clima, flora e fauna e ainda, as relações políticas entre os povos. Como
já citamos, o "Gênero de vida" é influenciado pela natureza, o que
equivale a dizer que o povoado ou vila que estaremos criando deverá se
adaptar ao local onde estará instalada, vivendo de forma harmoniosa,
obtendo o máximo que pode dos recursos naturais de que dispõe, e
superando as limitações existentes.
Adotando este principio, veremos que facilmente criaremos distintas sociedades, autenticas e originais.
Um exemplo prático:
Vamos agora criar um vilarejo para exemplificar o que expomos neste
artigo: Vamos supor uma comunidade vivendo em uma área de montanha, onde
temos rigorosos invernos (com nevascas violentas) densa floresta e
dificuldades em se praticar a agricultura. Esta comunidade está em uma
área de intensas disputas territoriais, por isso habitam um local que
dificulte o acesso. Também temos alguns animais de grande porte, tais
como ursos (ou similares) que servem de alimento, resultando em uma
comunidade de caçadores.
Devido aos meses de rigoroso inverno e grande acumulo de neve as
residências são construídas próximas umas ás outras com telhados
pontiagudos (para não acumular neve) e as anelas não pequenas. Como a
madeira está disponível em grandes quantidades, as casas são fabricadas
com madeira e pedras (para dar maior resistência). Lareiras e um
deposito para alimentos são essenciais. Por causa tanto dos animais (que
podem invadir a vila atrás de restos de alimentos) quanto de ataques de
ladrões ou mesmo invasores os homens adultos formam uma milícia local,
fato facilitado pelo fato de serem uma comunidade de caçadores (são
ótimos arqueiros e dominam bem o uso da lança); ao redor da aldeia há
uma pequena cerca, com estacas além de armadilhas para afugentar
invasores e, próximo a estrada alguns sentinelas se revezam.
Seus habitantes são extremamente solidários entre si, repudiam os estrangeiros, e vivem da caça e comércio de peles.
Ampliando as possibilidades:
Como vimos no exemplo acima (que bem poderia ser o de uma vila
medieval) basta pensar o local onde implantaremos nosso vilarejo para,
com base nestas informações criarmos uma sociedade completa, e é claro,
de acordo com o cenário que estamos criando adicionar soluções e
atitudes adequadas, como por exemplo o uso de magia, mitos e lendas,
etc.Adicione ao exemplo acima citado a presença de ruínas misteriosas próximas, a lenda de um antigo feiticeiro e imagine como a magia influenciaria esta pequena comunidade de caçadores fiéis seguidores de seu culto...
...ou tente imaginar como seria uma vila situada em uma ilha vulcânica, que dependa do oceano para sobreviver, cercada por bestas marinhas?
DAVI
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