Criando Mundos


Criando Mundos

Materializando mundos.

          A partir do momento em que um jogador se torna um 'Observador' ou 'Mestre de Jogo' cedo ou tarde ele irá desejar criar seu próprio cenário, reunindo as características e elementos que ele julgue interessante para atender àquilo que ele e seus amigos procuram.
         O objetivo desta seção será o de apresentar alguns textos e artigos com informações úteis a quem está querendo aventurar-se na "arte de materializar mundos" e dar vida ao universo que existe dentro de sua mente.
         Para os jogadores e mesmo 'Observadores' que buscam informações sobre o sistema 'OPERA RPG', dicas sobre o que é o RPG, situações de jogo ou mesmo para os iniciantes recomendamos que você visite o 'Blog Escola de RPG' onde há muitas dicas voltadas a auxiliar os jogadores e 'Observadores' iniciantes.
Oque é um Mito.
         Sem dúvida alguma todos nós já ouvimos falar em Mitologia Grega, e nos deuses do Olimpo, especialmente nos filmes que contam a Lenda de Hercules ou mesmo em filmes como 'Troia'. Mas afinal, o que é um mito? Qual sua importância para as civilizações antigas e onde eles se encaixam nas aventuras de RPG?
         Este é um tema fascinante e quando falamos em civilizações antigas, desprovidas de tecnologia, como as que costumamos ver em aventuras de Fantasia Medieval é imprescindível compreender como os Mitos surgem e sua importância para tais povos.
        Os Mitos são uma forma de se explicar fenômenos naturais através de uma visão fantástica, sobrenatural e está presente em todas as civilizações antigas, desde os homens das cavernas, os Egípcios, Gregos, Romanos e mesmo durante a Idade Média podemos ainda constatar a existência de mitos.
A medida em que a humanidade evoluiu e se desenvolveu tecnologicamente, graças aos avanços das ciências muitos fenômenos foram sendo explicados de forma racional e cientifica, resultando no desuso dos Mitos como forma de compreender a natureza.
        Os Mitos buscam apresentar uma resposta àquilo que o homem não entende, como por exemplo as chuvas, que apenas ocorrem graças a vontade divina, o que irá exigir sacrifícios quando esta se tornar escassa; ou ainda, rituais fúnebres, ritos de passagem (a iniciação de um jovem guerreiro) e a própria religião.
        Um bom exemplo do uso de Mitos se refere a criação do universo ou de uma civilização, buscando responder a questão 'de onde viemos'.
Em se tratando da criação de um cenário para aventuras de RPG, este elemento será importante para permitir aos jogadores compreenderem o mundo em que seus personagens vivem, e uma boa dica é começar a 'criação' de um novo mundo com a elaboração de um Mito que justifique a criação de seu universo: "Haviam dois reis no universo, o rei da luz que desejava criar um mundo, e o rei das trevas, que desejava destruir tudo o que fosse criado. Da batalha entre os dois reis nasceu o mundo, onde enfraquecidos, os dois reis usam das criaturas que lá surgiram para continuar sua batalha eterna entre a criação e a destruição.".
        Outros Mitos podem ser um bom motivo para suas aventuras, como por exemplo a existência de artefatos mágicos ou de poder: "(...) nas terras altas, distante e inacessível aos povos humanos repousa o cetro do Imperador, o qual controla as nuvens e as chuvas, trazendo fartura e riquezas a quem o venerar, ou fome e miséria a quem o ignorar.".
        Enfim, o Mito busca responder a todas as questões que o homem não tem meios de responder, sempre agregando elementos de seu tempo e de sua cultura, podendo ser do mais simples relato de uma 'história' sobre um herói ou uma guerra, a até mesmo os princípios religiosos de sua sociedade.

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