Criando Mundos
Materializando mundos.
A partir do momento em que um jogador se torna um 'Observador' ou
'Mestre de Jogo' cedo ou tarde ele irá desejar criar seu próprio
cenário, reunindo as características e elementos que ele julgue
interessante para atender àquilo que ele e seus amigos procuram.
O objetivo desta seção será o de apresentar alguns textos e artigos
com informações úteis a quem está querendo aventurar-se na "arte de
materializar mundos" e dar vida ao universo que existe dentro de sua
mente.
Para os jogadores e mesmo 'Observadores' que buscam informações sobre
o sistema 'OPERA RPG', dicas sobre o que é o RPG, situações de jogo ou
mesmo para os iniciantes recomendamos que você visite o 'Blog Escola de
RPG' onde há muitas dicas voltadas a auxiliar os jogadores e
'Observadores' iniciantes.
Oque é um Mito.
Sem dúvida alguma todos nós já ouvimos falar em Mitologia Grega, e
nos deuses do Olimpo, especialmente nos filmes que contam a Lenda de
Hercules ou mesmo em filmes como 'Troia'. Mas afinal, o que é um mito?
Qual sua importância para as civilizações antigas e onde eles se
encaixam nas aventuras de RPG?
Este é um tema fascinante e quando falamos em civilizações antigas,
desprovidas de tecnologia, como as que costumamos ver em aventuras de
Fantasia Medieval é imprescindível compreender como os Mitos surgem e
sua importância para tais povos.
Os Mitos são uma forma de se explicar fenômenos naturais através de
uma visão fantástica, sobrenatural e está presente em todas as
civilizações antigas, desde os homens das cavernas, os Egípcios, Gregos,
Romanos e mesmo durante a Idade Média podemos ainda constatar a
existência de mitos.
A medida em que a humanidade evoluiu e se desenvolveu
tecnologicamente, graças aos avanços das ciências muitos fenômenos foram
sendo explicados de forma racional e cientifica, resultando no desuso
dos Mitos como forma de compreender a natureza.
Os Mitos buscam apresentar uma resposta àquilo que o homem não
entende, como por exemplo as chuvas, que apenas ocorrem graças a vontade
divina, o que irá exigir sacrifícios quando esta se tornar escassa; ou
ainda, rituais fúnebres, ritos de passagem (a iniciação de um jovem
guerreiro) e a própria religião.
Um bom exemplo do uso de Mitos se refere a criação do universo ou de
uma civilização, buscando responder a questão 'de onde viemos'.
Em se tratando da criação de um cenário para aventuras de RPG, este
elemento será importante para permitir aos jogadores compreenderem o
mundo em que seus personagens vivem, e uma boa dica é começar a
'criação' de um novo mundo com a elaboração de um Mito que justifique a
criação de seu universo: "Haviam dois reis no universo, o rei da luz que
desejava criar um mundo, e o rei das trevas, que desejava destruir tudo
o que fosse criado. Da batalha entre os dois reis nasceu o mundo, onde
enfraquecidos, os dois reis usam das criaturas que lá surgiram para
continuar sua batalha eterna entre a criação e a destruição.".
Outros Mitos podem ser um bom motivo para suas aventuras, como por
exemplo a existência de artefatos mágicos ou de poder: "(...) nas terras
altas, distante e inacessível aos povos humanos repousa o cetro do
Imperador, o qual controla as nuvens e as chuvas, trazendo fartura e
riquezas a quem o venerar, ou fome e miséria a quem o ignorar.".
Enfim, o Mito busca responder a todas as questões que o homem não tem
meios de responder, sempre agregando elementos de seu tempo e de sua
cultura, podendo ser do mais simples relato de uma 'história' sobre um
herói ou uma guerra, a até mesmo os princípios religiosos de sua
sociedade.
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