segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Perícias

Pericia

 

As perícias determinam o que um personagem sabe fazer. indica tudo aquilo que o personagem aprendeu a fazer durante a sua vida.
Alguns sistemas apresentam mais e outros menos pericias, mas o importante é que tenham relação com o estilo do RPG e possam ser usados nas aventuras feitas com este sistema. O que adianta um sistema ter perícia de armas de fogo se o cenário é todo medieval, onde nem se quer existe uma arma de fogo?
As pericias podem funcionar somando-se a um atributos ou sendo modificadas por estes, mas é importante ressaltar que uma habilidade é sempre dependente de um atributo, ou seja, eles terão influência direta nos valores das pericias. Alguns sistemas mais e outros menos.
Apesar de as pericias não serem tão marcantes como os atributos, tem uma grande importância, pois são elas que determinam o que um personagem pode fazer ou não dentro de um jogo. Daí a importância de serem bem escolhidas e serem adequadas a profissão, classe e história do personagem.
Obs: Dependendo do sistema, poderemos encontrar as pericias com outros nomes, como por exemplo, habilidades ou disciplinas. Para simplificar o entendimento, usaremos o termo "pericia"


Pré-requisitos

Um outro ponto importante é a restrição de uso que alguns sistemas fazem. Eles limitam algumas pericias a uma classe / profissão. A primeira vista parece um engessamento do sistema, mas pode ser bem compreendido se imaginarmos que um guerreiro que passou a vida toda treinando armas e lutando, por que esse saberia fazer poesias e ter um conhecimento da história local? Claro que teremos jogadores que conseguirão justificar essas coisas incomuns, mas essa prática de limitar as pericias tem como objetivo, principalmente para jogadores iniciantes, o de direcionar a escolha e com isso termos personagens mais coerentes nas histórias. No entanto, isso pode atrapalhar os mais experientes que gostam de fazer personagens atípicos.
Uma saída seria que algumas pericias só pudessem ser aprendidas mediante uma justificativa na história do personagem e pericias novas que fossem adquiridas apenas se o personagem interpretasse tal aprendizado.

Usos das Pericias

Dependendo do sistema, elas podem ser utilizadas de diversas formas. Elas podem ser adicionadas ao atributo, podem servir como valor base para se obter um sucesso, ou podem servir como valor para uma disputa contra outra pericia.
É comum que os mestres apliquem modificadores que variam conforme as ações. Exemplo. Num sistema onde precisa tirar um valor menor que a pericias para se ter sucesso, o mestre pode aplicar um modificador negativo ao um personagem tentar escalar uma parede sem qualquer equipamento de escalada. Isso para retratar a dificuldade maior de se fazer essa escalada do que com os equipamentos normais, ou mesmo se comparado a escalar uma montanha com muitos apoios.

RPG para crianças

RPG para crianças

O RPG é um jogo destinado a todas as idades, porém as suas regras acabam sendo complicadas para crianças. Pensando nisso foram lançadas o D&D Kids e o Kids Dragons, baseados no Dungeons & Dragons e no Old Dragon respectivamente.
Os RPGs, feitos para que se jogue com crianças entre 6 e 12 anos, tem as regras bem simplificadas para que possam facilitar a jogabilidade. A adaptação do D&D Kids foi feita por Jimm Johnson e a tradução e a diagramação foi feita por Guilherme Nascimento do blog Flying Ape e na versão em português há ilustrações de Diego Madia.
No D&D Kids há quatro Classes disponíveis: Guerreiro, Elfo, Mago e Anão e cada um deles há habilidades especiais (o Guerreiro pode atacar duas vezes por rodada, o Elfo pode usar a varinha para lançar magia), equipamentos iniciais e um valor para a Classe de Armadura. Há também o sorteio dos PVs (iguais para todos, 1d6). O sistema em si ocupa três páginas e não precisa de muita coisa para jogar, somente dados simples de seis faces.
O Kids Dragons é baseado no D&D Kids, mas foi refeita para ser mais compativel com o Old Dragon. Nele há mais opções para Classes: Guerreiro, Mago, Clérigo, Elfo, Anão e Pequenino. Há também Testes de Resistência (TDR) e testes de Procurar, Ouvir e Abrir Portas e Movimentos. E também há magias de Clérigo com cinco níveis e três magias de cada. Para finalizar, monstros, como o Dungeon Master deve agir e uma aventura para iniciantes (e crianças). Outra diferença desse jogo para o outro é que ele é licenciado pela Open Gaming License.